Fossa – como construir uma, dicas, passo a passo
Como construir uma
Para quem gosta de aprender ou gosta de fazer tudo ele mesmo, ai vai um passo a passo de como construir uma fossa ecológica.
Como fazer churrasqueira de alvenaria ou de tijolos
Tipos de pisos para garagem
Como assentar azulejo
Passo a passo par a construção da fossa ecológica:
- Orientação em relação ao sol
A evapotranspiração depende do sol, assim a bacia deve ser orientada para o norte e sem nem um obstáculo como muros, casas, arvores, etc. para que tenha muita ventilação e não faça sombra.
- Dimensionamento
Na pratica 2 metros cúbicos de bacia para cada morador é o suficiente para que funcione perfeitamente e sem extravasamentos. O calculo para fazer o dimensionamento é fácil, a largura que já foi mencionada é de 2 metros e a profundidade 1 metro esta bom. Já o comprimento é o mesmo numero de moradores na residência, ou que iram abitar o sistema. Para uma casa com 4 moradores ( casal e dois filhos por exemplo), a dimensão será assim: (L x P x C) 2 x 1 x 5 = 10 m³.
- Bacia
Para a construção da bacia pode ser feitas de diversas maneiras, mas vamos indicar a que visa economia, a sustentabilidade e a segurança, está técnica de construção é a do Ferrocimento. Com este material tem a economia na utilização de outros materiais, além de deixar as paredes mais leves. O ferropcimento é uma técnica pouco conhecida que constitui de grade de ferro e as famosas telas de viveiro (Tela Hexagonal Galvanizada), coberta com argamassa. A argamassa da parede deve ser de duas partes de areia ( lavada media ) por uma parte cimento e argamassa do piso deve ser de duas partes de areia ( lavada ) por uma de cimento. Pode ser utilizado concreto no solo, caso ele não seja muito firme, assim funcionando como fundição.
- Câmara anaeróbia
Depois de ter montado a bacia impermeabilize-a, e mantenha ela úmida por 3 dias. Feito isso vem à construção da câmera de digestão, é facilitada com o uso de pneus usados e entulho da obra. A câmera é formada por dutos de pneus e tijolos queimados alinhados ou pode ser também cacos de tijolos, sendo colocados ate a altura dos pneus. Isto cria um ambiente com espaço livre para a água e beneficia a proliferação de bactérias que quebrarão os sólidos em moléculas de nutrientes.
- Dutos de inspeção
Neste ponto pode-se iniciar a fixação dos 3 dutos de 50 mm de diâmetro, conforme indicado, para que possa inspecionar e coletar amostras de águia do solo.
- Camadas de materiais
A primeira camada é entornos dos 55 cm por causa dos pneus, os dois lados dos pneus estão cheios de tijolos, assim formando a primeira camada, assim iram restar 45 cm, para que possa completar a bacia serão necessárias mais 4 camadas. A 2 camada é a de brita (+/- 10 cm) depois vem outra camada de tijolos permeáveis para evitar que a areia da próxima camada não dessa (10 cm de areia). Agora vêm 25 cm de solo procure utilizar solos orgânicos e arenosos. Agora vem a ultima camada, a que fica por cima da bacia, esta camada é formada por folhagens secas.
- Proteção
Como nossas bacias não contem tampa, para que possamos evitar o alagamento da chuva, vem a folhagem seca. Todas as folhas todas as folhas que caem das plantas e as aparas de gramas e podas são colocadas sobre a bacia para formar um colchão por onde a água da chuva escorre para fora do sistema. E para evitar a entrada da água que escorre pelo solo, é colocada uma fileira de tijolos ou blocos de concreto, ao redor da bacia para que ela fique mais que o nível do terreno.
- Plante plantas de folhagens largas como, bananeiras, caetés, mamoeiros, etc. com o tempo começara a aparecer minhocas e insetos, isto significa que seu projeto esta funcionando perfeitamente.