Qual o valor da mão de obra para fazer um muro de uma casa?

Um dos custos mais altos de uma construção, e a mão de obra, sem contar que e muito difícil de achar uma mão de obra competente. Independente de construir um muro, ou uma casa inteira, o valor da mão de obra e do material será bem alto. O início da obra, os pedreiros costumam da um valor, e quando se observa no final da obra, acabou gastando muito mais do que o imaginado, por exemplo, um metro quadrado as vezes é cobrado 25 reais, enquanto o metro linear é cobrado a 15 reais. O custo por metro linear e referente ao alicerce e o metro quadrado na construção do muro ou da casa.

Muro de arrimo ou muro de sustentação
Muro – É necessário murar uma casa?
Dicas de como fazer o muro ou alicerce da sua casa

Para calcular o custo da mão de obra, podemos usar o exemplo abaixo:

Laterais direita e esquerda 25,5 metros lineares cada um e 10 metros lineares no fundo, a frente não está inclusa para ser murada. Então podemos calcular assim, 61 metros lineares e 122 metros quadrados, sendo que um muro está com uma altura de 2 metros quadrados. Agora calculando o custo da mão de obra:

. 61 x 15R$ = 915 Reais/ 122×25 Reais = 3050 Reais

Isso sem contar o chapisco e o reboco, essa conta diz que o foi quarenta reais de mão de obra por metro quadrado.

A maioria dos muros precisam ser chapiscado já que o reboco costuma ficar para o final, os pedreiros costumam cobrar 5 reais por metro quadrado para chapiscar um muro.

Interferência nos valores da mão de obra

Há diversos fatores que favorecem e aumentam o valor que os pedreiros cobram para executar a construção de um muro, por exemplo, o muro de arrimo. Também conhecido como muro de sustentação, precisa ser resistente e robusto, ter um alicerce reforçado, coluna resistente e usar bons materiais estruturais, como tijolinho ou bloco de concreto. Nesses casos o valor cobrado e bem maior.

Outro fator que influencia na mão de obra e o tipo de material, fazer um muro com lajotas exige um tempo e com tijolinho um outro tempo. Provavelmente o pedreiro avaliara o aspecto e outros pedreiros para saber se o material usado ajudara ou não. Vale lembrar que esse tipo de serviço tem seu preço calculado em tempo gasto para sua execução, se o material escolhido exigir um tempo maior para construir o preço automaticamente subir.

O acabamento como muros, chapisco, reboco precisam ser diferenciados, e com isso o preços também aumentam, muitas pessoas decidem colocar pedras aparentes, acabamentos com massas e texturas diversas entre outros.

Antes de contratar um profissional para a construção do muro peca para ele especificar o que esta incluso nos termos da obra, analise os trabalhos executados pelo mesmo, procure contratar profissionais com uma indicação boa, pois assim ira evitar problemas futuros, dores de cabeça e um gasto excessivo desnecessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *