Como nivelar o terreno de uma casa? dicas, passo a passo

Confira sugestões para a construção ou remodelação da residência

A aquisição de um terreno como um primeiro passo para a construção de uma residência deve ser também um momento de grandes cuidados. Isto se deve ao fato de que a topografia local influencia o resultado final nas obras de uma casa, e muitas vezes será necessário nivelar o terreno.

Atualmente, este é o processo utilizado para garantir a construção da casa em um terreno plano. Estes processos diferem do que era feito antigamente, quando as construções baseavam-se no desnível do terreno. Muitas casas eram construídas abaixo do nível da rua, por exemplo, ou mesmo com porões, para o disfarce das diferenças no nivelamento.

Veja outras situações que exigem este processo, as etapas e sugestões para um correto procedimento.

Demarcação da área

Em um primeiro momento, é necessário delimitar a área que passará pelo nivelamento. Empresas especializadas em terraplanagem são as indicadas para a retirada do excesso de terra.

Há diferenças no procedimento de acordo com a localização do terreno, se acima ou abaixo do nível da rua. Geralmente, quando o terreno está do lado de baixo da rua, é necessário acrescentar terra, para a posterior compactação e nivelamento.

A demarcação é assim realizada com estacas, a centímetros acima do solo, na chamada linha de pedreiro, ajustada de acordo com a altura esperada (para adição ou remoção de terra) e inclinação pretendida.

O nivelamento

Nesta fase, utiliza-se o material necessário para nivelar o terreno. Máquinas podem auxiliar em uma cobertura homogênea e na compactação do solo. Por fim, é importante deixar o solo assentar.

Diferentes motivos para o nivelamento

O nivelamento pode ter o objetivo de garantir uma boa área gramada, ou até mesmo para a plantação de uma horta. Também assegura uma melhor estrutura para a residência no momento da construção.  Mas o procedimento é ainda usado para a construção de piscinas, abrigos, pátios, galpões e decks.

Orçamentos

Os custos com as obras variam de acordo com o tipo de serviço a ser executado e com a complexidade, relacionada às características do terreno. A quantidade prevista de terra a ser retirada ou acrescentada no local, também influencia nos custos finais do processo.

Também é possível fazer por conta própria

De acordo com o objetivo e estrutura do terreno, é possível fazer por conta própria o nivelamento de um terreno. Após medir o espaço a ser nivelado, faça a marcação do espaço com a utilização de estacas e com um spray.

Calcule o espaço necessário de inclinação, amarrando um barbante entre as estacas, que devem ser fincadas no solo até ser possível perceber que o barbante está nivelado. Na área demarcada com o spray, cave até visualizar a parte inferior das estacas e providencie a limpeza de uma área com aproximadamente 30 cm ao redor. A partir dos buracos formados ao redor de cada estaca, comece a cavar com o objectivo de nivelar o terreno, removendo galhos, pedras e outros materiais que destoem na superfície, adicionando ou retirando a terra.

Veja alguns exemplos de como nivelar o terreno de uma casa:

terreno terreno2 terreno3 terreno4 terreno5 terreno6 terreno7 terreno8 terreno9 terreno10

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *